Programa NHR

Encontre imóveis incríveis para vendas e arrendamento em Portugal

O que é o status de residente não habitual da NHR?

É um estatuto fiscal concedido por Portugal para beneficiar de uma taxa especial de imposto. O objetivo desse novo status é atrair estrangeiros com alto potencial de valor agregado, como aposentados ou funcionários qualificados. Sob certas condições, o status NHR permite uma taxa de imposto sobre a renda de 20%

Condições para se beneficiar do status NHR

  • O regime NHR é concedido a pessoas que se tornem residentes e desde que não tenham sido tributadas em Portugal nos cinco anos anteriores ao pedido.
  • Qualificar-se como Residente Fiscal ao passar 183 dias ou mais em Portugal durante um ano civil; ou ter residência permanente em Portugal em 31 de dezembro do mesmo ano.

    The tax regime NHR in Portugal is granted for a period of 10 years non-renewable, as long as the individual continues to be considered as tax resident in Portugal during each of these 10 years. Se durante um ano a pessoa não for reconhecida como residente fiscal em Portugal, o seu estatuto não é perdido.

    Na verdade, uma pessoa que não foi capaz de se beneficiar do plano NHR durante este período de 10 anos pode sempre retornar e se beneficiar do plano durante qualquer um dos anos restantes desse período, começando no ano em que ele ou ela se torna residente fiscal novamente em Portugal. Anos de atenção não são adiados posteriormente.

  • Rendimentos de fontes portuguesas

    Os residentes não habituais que auferem rendimentos em Portugal ou os trabalhadores independentes são tributados à taxa fixa de 20%, aplicável ao rendimento líquido auferido. A partir de 1º de janeiro de 2020, a lista foi modificada.

    A nova lista de profissões com acesso ao status NHR lista categorias profissionais como médicos, engenheiros, professores universitários ou especialistas em tecnologia da informação e comunicação. No entanto, outras profissões, como psicólogos, arquitetos, geólogos ou arqueólogos, simplesmente desapareceram. uma vez que as regras e regulamentos mudarão de tempos em tempos, recomendamos que você nos envie um e-mail com seus dados completos para fornecer as informações atualizadas.

Rendimentos de fonte estrangeira

De acordo com as regras do estatuto de residente não habitual em Portugal, a maior parte dos rendimentos de origem estrangeira estão isentos de imposto sobre o rendimento português durante 10 anos consecutivos, bem como os rendimentos tributáveis noutro país. Isto significa que os expatriados estrangeiros podem potencialmente receber pensões, (que poderiam ser tributadas em apenas 10%), rendimentos de rendas, ganhos imobiliários, juros, dividendos e rendimentos de fontes não portuguesas por estarem isentos de impostos.

É importante observar que isso pode ser aplicável mesmo que a renda não seja efetivamente tributada no país de origem. Os dividendos britânicos, por exemplo, escapam à tributação portuguesa ao abrigo do regime NHR porque são tributáveis na Grã-Bretanha (de acordo com o tratado de dupla tributação celebrado entre o Reino Unido e Portugal). No entanto, na prática, as regras de “renda não levada em consideração” podem eliminar o imposto de não residente no Reino Unido. Como resultado, você não poderia pagar impostos – em qualquer país – sobre a renda (embora os ganhos com ações do Reino Unido não sejam elegíveis para a isenção de HNR).

Como obter o status NHR?

Portanto, com todas essas informações, esta é a pergunta mais importante.

Como posso tornar-me um residente não habitual em Portugal?
O estatuto de residente não habitual NHR é concedido pelas autoridades fiscais portuguesas, as Finanças. Para se beneficiar do status NHR, é importante fazer as coisas na ordem certa e não ter pressa.

CONTATE-NOS

Programa de visto de residente da Black Concrete

Envie-nos uma pergunta e deixe-nos ajudá-lo na sua papelada e obter o seu visto de residência rapidamente

OR

Envie-nos uma mensagem de Whatsapp

Envie o seu inquérito através do Whatsapp e entre em contacto connosco instantaneamente.